Produção x Licenciamento

Esse gráfico não é o resultado de um exame cardiológico ou neurológico, mas que parece, parece.

O gráfico acima mostra a produção, o licenciamento e a exportação de veículos no Brasil nos últimos 10 anos, de junho de 2004 a junho de 2014. Analisando esses dados (clique na figura para ampliar) e imaginando que você gerencia uma fábrica que tem como cliente a indústria automobilística, me diga, qual o momento ideal para investir na gestão automática da produção e o gerenciamento utilizando o OEE?

É espantoso, não é? Como produzir de forma puxada como preconiza o Lean Manufacturing se o mercado age como uma corredeira de rio, ou uma decolagem em dia de tempestade forte.

Esse gráfico (e os outros que apresento abaixo) foram obtidos utilizando as planilhas disponíveis no site da ANFAVEA e obviamente são dados reais públicos.

Muitas empresas que conheço e visito tem sempre a mesma questão.

“Quando devo começar a automatizar o processo de gestão da produção com uma solução MES?”

Alguns me respondem:

“Estamos em crise, demitindo funcionários, dando férias coletivas, talvez esse não seja o melhor momento

Em outros momentos ouço:

“Estamos trabalhando em três turnos no máximo da capacidade e não teremos tempo para nos dedicar a uma ferramenta de gestão agora”, ou “Contratamos muitos funcionários no mês passado e não teremos como treinar esse pessoal”, ou ainda “Nosso foco todo, nesse momento, é atender as demandas do mercado, que está muito aquecido, talvez esse não seja o melhor momento“.

Como da para perceber, para muitos, nunca é o melhor momento, mas quando será então?

Olhando esse gráfico como você imagina que serão os próximos anos para o setor automobilístico? Ah, mas alguns dirão que estão em outro setor, por exemplo o setor agrícola, dê uma olhada no gráfico abaixo que mostra a produção de máquinas agrícolas no mesmo período.

Produção de Máquinas Agrícolas

 E agora? O que você acha? Ficou mais fácil?

Caminhões. Talvez seja diferente essa mercado, certo? O gráfico abaixo mostra o mesmo período para caminhões.

Caminhões

Essa análise do mercado automotivo é muito interessante porque esse setor puxa a indústria, então o que acontece para a indústria automobilística influencia diretamente outros setores da economia.

Uma atitude comum no pico é contratar e comprar máquinas, investir no aumento da produção aumentando os gastos.

Quando se está na depressão (nos vales) o comum é demitir funcionários e desligar máquinas (porque não dá para demitir máquinas).

Eu aposto que apresentarei um gráfico parecido com esse em agosto de 2024 mostrando os 10 anos de produção de carros no Brasil, ou seja, esses “solavancos” vão continuar.

Isso significa dizer que não possuir informações claras e confiáveis, em tempo real e que permitam a tomada de decisão fará com que a indústria continue sofrendo com o sobe e desce do mercado, seja que mercado, setor ou área que a indústria atue.

A resposta para a pergunta do título do artigo é AGORA (seria ontem se fosse possível).

Se é um mercado mais maduro é difícil administrar a produção sem informações do chão de fábrica, no caso do Brasil é impossível.

E vem mais tempestade por aí, apertem os cintos…

Queda na Produção Industrial