chaplin

Um fator normalmente negligenciado na gestão da produção é justamente o mais barato e fácil de melhorar. Estou falando do fator humano. Apesar do chão de fábrica ser repleto de máquinas, equipamentos, controles, etc. o que faz tudo funcionar são os operadores.

Por mais que a produção seja automatizada, a necessidade de pessoas é a condição básica para o funcionamento da produção. E não só de pão (salário) vive o homem. Motivação ou desmotivação são fatores muito importantes para que sejam deixados de lado.

Uma das funções de uma solução MES é permitir que a empresa possa utilizar as informações para realimentar a equipe de produção. Mas é importante que possa também apresentar outras informações além de números e gráficos.

Nas imagens abaixo mostro 5 telas do Kite MES com números, mas também com informações que motivam os operadores a produzir mais, e de forma simples, sem nenhum custo adicional, além do próprio Kite MES.

A primeira tela é uma tela comum de OEE para ser apresentada no chão de fábrica e mostra o OEE na hora e no turno. Os círculos verde ou vermelho (com diferença de intensidade) indicam o desempenho da linha na última meia hora. Os indicadores na Linha 1 e Linha 3 informam a equipe de manutenção que elas estão precisando de atendimento.

(clique nas imagens para ampliar)

tela1

A segunda tela apresenta a produção planejada e realizada no turno, normalmente essa tela é apresentada em seguida a tela de OEE, antes que outras telas de outras linhas sejam apresentadas.

tela2

A terceira tela apresenta informações de parada em determinadas linhas. Essa tela irá informar em tempo real ao operador quando uma linha entra em parada.

tela3

A quarta tela permite enviar a qualquer momento informações de texto para o chão de fábrica. Normalmente esse texto é apresentado no final de um conjunto de telas das linhas para informar, em tempo real, ao pessoal de chão de fábrica sobre eventos que estejam ocorrendo na produção.

tela4

Mas como falei no início, nem tudo são números. Algumas empresas apresentam grupos ou equipes que se destacaram em produtividade no último mês ou semana. Essa atitude gera uma competição sadia entre as equipes e induz um aumento da motivação e consequentemente da produtividade.

tela5

O chão de fábrica é formado por pessoas e se elas tiverem motivadas tudo o restante é mais fácil.