Para uma organização adotar como filosofia cultural de seu negócio a melhoria contínua, novas perspectivas de valor e hábitos culturais mais saudáveis e eficientes executados por seus colaboradores devem ser estimulados. E isto não é do dia pra noite. De qualquer forma, para acelerar este processo e obter melhores resultados financeiros e qualitativos, a ferramenta Kaizen pode ser uma excelente alternativa.
A melhoria contínua no contexto corporativo é um conceito que surgiu – mesmo que timidamente – no início do século passado com o avanço da competitividade nos setores automobilísticos. Hoje em dia, mais do que nunca, enraizar seus princípios no gerenciamento de uma empresa é essencial, já que é através dela que o alcance de performances até então inimagináveis se torna possível, e o desempenho de toda uma companhia mais elevado.
Neste artigo de hoje você irá conferir como funciona um evento Kaizen, empregado para aplicar na prática a filosofia de melhoria contínua em um negócio, além de entender também quais os principais motivos que fazem com que esta ferramenta do Lean Manufacturing seja tão oportuna para elevar o OEE de uma produção.
Pré-Evento: o que precisa ser feito antes do evento Kaizen?
Um dos fundamentos básicos do Sistema de Manufatura Enxuta é atrelado ao minucioso período destinado às atividades de planejamento e análise antes de executar e tomar uma decisão, correto?
Então, antes de iniciar um evento Kaizen para a resolução de problemas característicos de um setor, ou mesmo para a melhoria de seu desempenho, é crucial os líderes estipulados elaborarem o escopo do projeto de melhoria e a apresentação que irá ser utilizada ao decorrer de todo o evento.
No escopo devem estar prioritariamente anotados os objetivos do evento – se para resolver um problema em particular, combater desperdícios em um processo, implantar melhorias em áreas específicas para elevar o desempenho em uma operação ou setor, dentre outros.
Informações de como os colaboradores que irão participar ( a diversidade aqui é um ponto importante) o prazo de duração: se uma ou duas semanas, os indicadores chave para avaliar a eficácia das soluções implantadas, as metas envolvidas e por aí vai.
Feito isto, a apresentação deve ser então elaborada.
Ela deve conscientizar a equipe sobre como irá funcionar todo o evento Kaizen – o uso de um cronograma aqui é uma boa saída, as regras de conduta e comportamento aceitas – mesmo que chato é essencial deixar claro estas regrinhas logo no início, além de uma curta introdução as técnicas e ferramentas que serão propostas para uso – de forma que os integrantes estejam mais bem preparados para implantá-las com sucesso.
Evento Kaizen: a semana da melhoria contínua!
Legal, o escopo e apresentação já foram preparados pelos responsáveis do evento Kaizen – que pode ser desde um ou mais engenheiros ou analistas da qualidade da própria empresa até um consultor empresarial externo contratado. Agora, a semana Kaizen chegou, e resta seguir e executar o percurso previamente planejado.
Uma boa prática depois de efetuar a apresentação de funcionamento do evento é levar toda a equipe ao gemba – termo de origem no Sistema Toyota de Produção que significa o local efetivo de trabalho. É lá que depois de serem conhecidos os objetivos e as metas de melhoria estipulados pelos executores da melhoria contínua, a geração de ideias e a identificação de problemas e desperdícios se mostra mais adequada.
De volta à sala de reuniões, todos os problemas, desperdícios e pontos de melhoria que foram encontrados pelos colaboradores deverão ser então discutidos e analisados, de forma que:
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Suas causas raízes sejam identificadas – Diagrama de Ishikawa, Boxplot, 5 Porquês, DOE e FMEA podem ajudar;
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Ideias para resolvê-las, propostas e prioridades – Brainstorming e o Diagrama de Pareto são ótimas sugestões;
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E soluções enfim determinadas – Programa 5S, Kanban, SMED e o Poka-Yoke são algumas opções.
Determinadas as soluções que irão promover a melhoria contínua e atingir as metas de desempenho almejadas, é necessário agora elaborar um Plano de Ação – documento pelo qual deverá conter a ação pendente, o responsável pela execução, e o prazo para resolução. Tarefas com possibilidade de resolução imediata devem ser executadas, enquanto que aquelas com duração de término maior ao período do evento vão para a fase seguinte.
Pós-Evento: discutir as lições aprendidas e apresentar os resultados!
Depois de finalizado o evento Kaizen, várias das ações propostas para implantação ficaram ainda pendentes, não é verdade? Isto acaba acontecendo porque na maioria dos casos certas soluções levam mais que 1 semana para serem aplicadas. Ou seja, aqui a finalidade é garantir que os respectivos encarregados destas tarefas pendentes de fato as executem.
Tarefas pendentes executadas; um novo desempenho é conquistado; as lições de aprendizado discutidas; e as metas e os objetivos alcançados do projeto são apresentados! Realizar então uma comemoração em conjunto com toda a equipe envolvida é um excelente exercício para assegurar que futuramente outros eventos Kaizen também tenham este sucesso. Afinal de contas, o ciclo da melhoria contínua deve continuar (é contínua ou não é?)!
Como elevar o OEE com Eventos Kaizen na sua produção?
Disponibilidade, eficiência e qualidade são os 3 fatores levados em consideração ao calcular o índice de OEE. Promover eventos Kaizen na sua produção para identificar e posteriormente solucionar os principais problemas que impedem o aumento destes respectivos 3 índices é uma decisão muito conveniente e apropriada.
Com a estratégia de implantação voltada ao combate de desperdícios oriundos destes processos produtivos e a busca por soluções de operação mais eficientes, uma maior flexibilidade e autonomia é obtida, um novo percentual de produtividade é confrontado e, portanto, novos e melhores índices do OEE são atingidos!
Até o próximo,