oeetips

O monitoramento do OEE, a gente já sabe, permite que a produção se foque naquilo que pode fazer de melhor que é produzir. Produzir com menor custo e mais qualidade. Neste artigo vou mostrar 5 dicas práticas (e mais duas) que permitem definir como iniciar o monitoramento do OEE e obter retorno do investimento o mais rápido possível.  E o mais importante, fazer com que esse retorno possa ser reinvestido para gerar mais melhoria, ou seja, a melhoria contínua em ação.

Quando você pensar em monitorar OEE pense vou investir para aumentar a produtividade, ou seja, vou produzir mais, melhor e com a mesma planta (sem precisar de novas máquinas ou funcionários), pelo menos essa é a intenção, certo? Veja essas 5+2 dicas para Implantar OEE que podem te ajudar:

  1. O mais importante é: Nunca faça tudo de uma vez. Vai ficar caro e mais difícil de se pagar. Comece aos poucos, algumas máquinas, algumas linhas. E faça o retorno do investimento pagar as próximas implantações.
  2. Segunda coisa muito importante: Não deixe de iniciar o monitoramento. Sem informação será impossível melhorar, não fazer nada é a pior opção de todas.
  3. Priorize as áreas que tenham maior possibilidade de retorno financeiro com o aumento do índice de OEE e que não seja muito complexo de realizar alterações que possam aumentar esse índice, sempre avaliando com muito cuidado para não focar em aumento maior em áreas onde as mudanças são muito complexas. Por exemplo, uma máquina muito cara pode parecer ser melhor de monitorar mas as mudanças são mais difíceis do que em uma bancada de montagem manual, onde o retorno pode ser mais rápido.
  4. Avalie com o pessoal de produção quais são os “tempo padrão de produto” mais próximos do real para cada equipamento/linha de produção. As vezes especialistas definem valores que não correspondem com a realidade da sua produção e isso pode causar distorções no índice de OEE. Lembre-se, a intenção é aumentar a produtividade, não é atingir o OEE mais alto.
  5. Sempre que possível utilize alguma ferramenta de redução do tempo de Setup (como a Troca Rápida de Ferramentas ou TRF). Muito das perdas na produção ocorrem durante o Setup das máquinas, isso pode ser também falha de Planejamento). Simultaneamente desafie o pessoal de manutenção a reduzir ao máximo o tempo de manutenção preventiva, as máquinas devem estar disponíveis o maior tempo possível.

 

Dicas Extras:

ebook-oee-na-pratica-249x300

 

 

Se você ainda não está familiarizado com OEE eu tenho uma dica extra.

Baixa gratuitamente o eBook OEE na Prática e aprenda uma pouca mais sobre a ferramenta. Clique aqui para fazer o download.

 

 

 

planilha-oee-320x202

 

 

 

Você pode ainda fazer o download da nossas planilhas para inciar as análises de OEE na produção. Para fazer o download clique aqui.

 

 

 

Boas dicas, heim?! Para finalizar uma última dica, faça uma avaliação sem custo do Kite MES e veja se a nossa solução atenda a sua necessidade, clique aqui. #prontofalei.