maismuda

Continuando com a intenção de eliminar as “Mudas”, sempre no bom sentido, vamos analisar as 3 mudas (ou desperdícios) que faltam, mais alguns desperdícios e como é possível (se é que é possível) eliminar os desperdícios.

Como eu disse no artigo anterior o desperdício é qualquer coisa, material ou serviço, que não agrega valor ao produto (ou serviço) final. No cálculo do custo de um produto será considerado, por exemplo, as horas de mão de obrar envolvidas para produzí-los, independente se o operador ficou parado esperando que a máquina fosse consertada. É nessa hora que surgem os índices de baixa produtividade. Está se fabricando algo com vários custos de desperdícios que influenciam negativamente no custo final e, é claro, o preço do produto não pode ser menor que o custo ou será a falência. Dessa forma o preço fica pressionado pelo valor de mercado e o custo de produção, isso reduz as margens de lucro a quase zero e consequentemente a capacidade de investimento da empresa. Na maioria das vezes não é possível aumentar os preços e essa espiral descendente só tem uma variável que possa impedir a falência: a redução das perdas, dos desperdícios, das “Mudas”.

Desperdício com Superprodução

O pior de todos os sete desperdícios, disparado. O desperdício da superprodução muito antes do real início da produção. Isso geralmente é porque são planejados lotes grandes, longos prazos de entrega, relações com fornecedores ruins e uma série de outras razões. A superprodução leva a altos níveis de estoque (isso é um problema bem sério) que mascaram muitos dos problemas dentro da empresa. O objetivo, como se sabe,  deve ser o de fazer apenas o que é necessário quando é exigido pelo cliente (produção puxada), a filosofia da Just in Time (JIT), no entanto muitas empresas trabalham com o princípio de A Gente Precisa Fabricar Alguma Coisa, Qualquer Coisa!

Desperdício com Excessos no Processo Produtivo ou Overprocessing

O desperdício de Overprocessing é quando nós usamos técnicas inadequadas, equipamentos mal dimensionados, super o sub utilizados, executamos processos que não são necessários ao cliente e assim por diante. Todas estas coisas vão custar tempo e dinheiro. Um dos maiores exemplos de Overprocessing na maioria das empresas é o da “Mega Machine”, a Super Máquina, que pode fazer operações mais rápido do que qualquer outra máquina, mas por fazer parte da fabricação de vários tipos de produto exige uma gestão eficiente de agendamento que nem sempre acontece e, consequentemente, gerando atrasos e assim por diante. Em lean menos é mais, usar pequenas máquinas apropriadas onde eles são necessários no fluxo, não quebrar o fluxo para uma super máquina, muito cara, e que por isso os gestores pressionam para que esteja o tempo todo ocupada. Sabe como é comprou agora tem que usar.

Desperdício com Defeitos

O mais óbvio dos sete desperdícios, embora nem sempre o mais fácil de detectar antes que eles atinjam seus clientes (veja o número crescente de recalls dos últimos anos). erros de qualidade que causam defeitos invariavelmente custam muito mais do que se espera. Cada item com defeito exige retrabalho ou substituição, desperdiça recursos e materiais, cria papelada, ela pode levar a perda de clientes. O desperdício com defeitos devem ser impedidos. sempre que possível. Melhor prevenir do que tentar detectá-los. Ok, mas como?  A implementação de sistemas de poka-yoke e autonomation (a automação com interferência humana ou para tudo que tá errado) pode ajudar a prevenir a ocorrência de defeitos.

Alguns outros Desperdícios para finalizar

Desperdício de Talento: não utilizar o melhor das pessoas dentro da empresa. Esta é uma questão que muitas das nossas empresas não conseguem resolver. Nós ainda tendemos a operar dentro de um ambiente de comando e controle e dar pouca atenção real ao que os funcionários realmente pensam e o que eles podem contribuir. Os funcionários são o maior trunfo, de longe, e podem ajudar a eliminar muitos dos outros desperdícios.
Desperdício de Recursos: incapacidade de fazer uso eficiente da energia elétrica, gás, água. Não só este desperdício vai custar dinheiro também é um fardo para o nosso meio ambiente e para a sociedade.
Desperdício de Materiais: muitas vezes sobras de cortes, por exemplo, e outros subprodutos são apenas enviados para o lixo e poderiam ser matéria prima  em outros lugares.

Mas com tantos desperdícios, quem se importa com esses?

Ok, mas como é possível eliminar esses desperdícios?

É possível eliminar esses desperdícios aplicando ferramentas lean, mas o foco não deve ser na eliminação dos desperdícios e sim usar os princípios de lean para identificar o que o cliente considera valor no produto e intensificar os esforços no sentido de oferecer o que tem valor. Por exemplo, se pontualidade for um valor importante invista em ser cada vez mais pontual nas entregas, se por outro lado for custo do produto final, invista em redução de custos em todo o processo produtivo. Com o tempo, para que isso aconteça, os desperdícios terão que ser eliminados e o mais importante, novos clientes e mais satisfeitos.