O foco em aumentar o índice de OEE é o melhor caminho para o aumento da produtividade e, como já sabemos, aumentar a produtividade é o melhor caminho para sair da crise. Aliás, é o único…
Algumas ações simples podem ser tomadas para permitir o aumento do OEE, nesse artigo vou apresentar 4 dicas que você pode adotar na produção.
1. OEE em Ação. A primeira dica é usar displays simples e grandes, que sejam visíveis por todos os operadores na planta e que apresentem o desempenho real da produção (ou o valor do OEE, melhor ainda) versus o que foi planejado. Esse é o primeiro passo para tornar o OEE útil, de fato. Análises de ocorrências automáticas irão mostrar as principais causas de parada e o tempo em que cada máquina ficou inativa. Quando desvios ocorrem, por exemplo, uma máquina parada acima de um determinado tempo, um alarme deve ser enviado para os gestores da produção. Outro fator importante é avaliar problemas nas trocas de turno e nos momentos anteriores e posteriores a troca de turno.
2. Capacitação dos Operadores. Sempre que possível os operadores devem tomar ações para que um problema seja resolvido, melhor ainda se não for necessário chamar a equipe de manutenção. Mas para que isso aconteça os operadores devem estar treinados em ocorrências em que possam atuar. A apresentação de quedas de desempenho durante a produção podem indicar problemas na máquina ou na linha. O uso de gráfico de Pareto que mostre as principais causas de parada da máquina orientarão os operadores a tomar ações quando problemas ocorrerem, afinal eles já sabem quais as principais causas e o que fazer quando acontecem.
3. Mantenha a integridade dos relatórios. Todos os relatórios devem ser corretos e transparentes. A honestidade dos gráficos e relatórios irá dar robustez na gestão baseada no OEE. Sem honestidade você estará perseguindo “fantasmas” utilizando o índice OEE como ferramenta. Sempre faça a coleta e a análise dos dados o mais simples possível. É fundamental conhecer e ter claros o tempo padrão para cada produto/máquina, perdas por refugo, atrasos e outros dados que afetam a produção e a qualidade. E, fundamental, divulgue esses números. A melhor forma de aumentar a produtividade é envolver todo o pessoal da produção nos números reais da produção.
4. Integre o OEE com outras ferramentas. O índice OEE é considerado um padrão e apresenta o real funcionamento da produção. Essa informação pode e deve servir de fonte de informação para outros setores da empresa, principalmente para a equipe de planejamento (PCC). É mais fácil planejar quando se conhece a realidade da produção. A integração do OEE com o sistema de ERP permite que outros setores da empresa possam trabalhar com mais precisão e permite que o ERP tenha informações confiáveis vindo do chão de fábrica.
Não sei se você já sabe, mas a Kite disponibiliza gratuitamente uma planilha Excel para a coleta e o cálculo do OEE, caso você queira fazer o download clique aqui.