alemoee

“Será que minha empresa precisa de implantar um sistema de monitoramento de OEE?” Essa é uma pergunta que se fazem os gerentes de produção que pretendem aumentar a produtividade. Mas utilizar o índice de OEE somente não é garantia de que a produtividade irá aumentar, será necessário descobrir quais as causas dos problemas que impedem um maior índice OEE na produção.

Quando o OEE não é suficiente?

Há, basicamente, três formas para aumentar a produtividade:

  1. reduzir o tempo de máquina improdutiva (disponibilidade),
  2. melhorar os tempos de ciclo (desempenho) e
  3. reduzir desperdícios e refugos (qualidade).

Sabemos que o OEE irá indicar esse fatores de forma conjunta, mas está em cada um deles as razões da baixa produtividade. Por exemplo, um estudo detalhado de parada de máquinas, as principais causas e o tempo de resposta da manutenção tanto no atendimento como na solução do problema dirão como a disponibilidade de cada máquina afeta a produtividade do chão de fábrica. Outro caso é a variação do tempo de ciclo (ou tempo padrão) em relação ao que foi definido no ERP. Quais são os fatores que influenciam no tempo de ciclo.

Tempo de Resposta da Manutenção

Tempo de Resposta da Manutenção

Tempo Padrão ou Tempo de Ciclo

Tempo Padrão ou Tempo de Ciclo

Ver pra crer.

Em algumas situações a medição de produção em máquinas isoladas não traz a informação adequada e em tempo hábil para a análise do real problema. A combinação de informações mais detalhadas é que irá mostrar onde será necessário fazer as correções. Um caso clássico são as “micro paradas” que são paradas não detectadas pelo operador e que diminuem o desempenho sem as que note antes do final da produção do lote.

Como aumentar a eficiência?

Aumentar a eficiência não requer somente coletar e armazenar dados, mas analisá-los de forma intuitiva e no momento certo:

Coletar e armazenar dados de desempenho – Os dados devem ser coletados e armazenados dentro de uma base de dados. Muitas empresas utilizam a dupla “pranchetas e planilhas do Excel” para coletar dados, mas sabemos que isso não irá trazer toda a informação necessária para produzir relatórios que possuam conteúdo rico em informações.

Coletar dados nos locais corretos – O OEE, por si só, não irá fornecer a informação adequada para determinar as causas da baixa eficiência. Será necessário recolher dados que meçam quantidade produzida, índice de refugo,  tempos de ciclo de máquina, paradas e suas causas, tempo improdutivo, estados das máquinas e problemas de qualidade.

Análise de Dados – Em geral, os índices de OEE levam os gerentes a comparar o desempenho da máquina para determinar se o equipamento está atingindo a produção máxima. Eles não vão, entretanto, responder à pergunta de como produzir mais. Analisando mais detalhadamente os dados do sistema de controle através de um sistema de software de gestão de desempenho permite aos gestores responderem a seguintes perguntas responder perguntas como:

Como estamos indo?
Quais são os problemas reais?
O que devemos focar primeiro para melhorar?

Atue com base nos dados para fazer melhorias de processo – Um sistema de software de gestão de desempenho deve produzir dashboards fáceis de entender  e que identificam áreas de melhoria – mas não pode tomar fisicamente ação no chão de fábrica. É claro que a responsabilidade, em última análise recai sobre o gerente da fábrica.

Trazer o foco para a eficiência é fundamental para empresas que estão buscando melhorias de produtividade. Juntamente com uma estratégia sólida, um sistema de software de gerenciamento de desempenho pode revelar dados necessários para conhecer e avaliar melhorias operacionais.

Esse artigo foi baseado no texto original Beyond OEE: Hidden Opportunities Within Your Plant, para ler o original clique aqui.