Os tempos estão “bicudos”, principalmente para o setor industrial. Para todo lado que se olha parece que não há saída. Demissões. Férias Coletivas. Redução da Produção.
O Brasil vai acabar? É claro que não, mas as coisas vão ficar mais difíceis e é nessa hora que se lança mão de ações para se manter no mercado.
Criatividade e Produtividade são os principais instrumentos para enfrentar os tempos de incerteza e, pode acreditar, existirá Brasil depois da crise.
Dia desses estava afagado em notícias. Apesar da olimpíada ser em 2016, estamos quebrando vários recordes, infelizmente negativos. Dólar mais alto em 9 anos, inflação mais alta nos últimos 12 anos, crescimento zero, petrolão, e por aí vai…
Por acaso comecei a assistir um documentário sobre a bossa nova. É claro que não vou tocar em preferências musicais, mas quero falar da bossa nova como um negócio e projeção de um produto.
A bossa nova começou despretensiosa, seria o nosso equivalente as empresas americanas que surgiram na garagem, mas nesse caso surgiu em apartamentos da zona sul do Rio. E se transformou em um produto de grande sucesso porque uniu os dois fatores: Criatividade e Produtividade.
Numa época que nem o Pelé e nem o futebol eram ainda o sinônimo de Brasil, um grupo de músicos, um interprete (João Gilberto), um maestro (Tom Jobim) e um poeta (Vinícius de Moraes) criaram um novo estilo musical que permitiu que vários profissionais de música brasileiros pudessem trabalhar em vários países do mundo.
Assim como o café, a bossa nova virou produto de exportação e até hoje novas gerações de músicos continuam a trabalhar e a exportar a música brasileira através do espaço que a bossa nova abriu.
A bossa nova tem uma música (produto) que virou referência do estilo musical no mundo que é Garota de Ipanema. Garota de Ipanema é a segunda música mais executada no mundo até hoje. A primeira é Yesterday dos Beatles. O que mostra que ser a segunda música não é pouca coisa.
Bom, espero que você goste de bossa nova e que aproveite esses dias cinzas para curtir um pouco. De qualquer forma a intenção é mostrar que o brasileiro é criativo e produtivo e que portanto o que temos que fazer nesse momento é: Criar e Produzir.
Se você gostar, o Spotify tem vários playlists de bossa nova e um deles é o “Bossa Nova Classics”, se quiser ouvir clique aqui.