Como é possível controlar a equipe de manutenção e saber se estão executando as atividades que devem realizar em tempo hábil? É possível detectar problemas no atendimento às máquinas na produção?
A parada de máquina durante a produção (ou seja, paradas não programadas, exigindo uma manutenção corretiva) geram prejuízo imediato, assim que a máquina ou a linha para. Nesse instante a equipe de manutenção deve atuar o mais rápido possível para iniciar o processo de manutenção e devolver a máquina para a produção.
Mas a quantidade de causas de parada é grande e sem um processo adequado é impossível avaliar se o que está sendo feito é o correto, ou se uma causa de parada indica problemas de fadiga, desgaste, necessidade de troca, etc.
Como gerenciar o trabalho da manutenção no caso de corretiva? Isso é possível?
Sim, é possível e importantíssimo.
Paradas não programadas não deveriam acontecer, mas acontecem e normalmente necessitam de manutenção corretiva. As atividades de manutenção preventiva ou preditiva nunca acontecem durante a produção e portanto não influenciam na produtividade e por isso não vamos tratar delas aqui.
Uma vez que a máquina ou a linha de produção parou é importante que o operador possa se comunicar o “sintoma” do que está acontecendo imediatamente para a equipe de manutenção. Note que nesse momento tratamos de sintoma, o operador não sabe a causa da parada.
Recebendo essa informação a equipe deve atuar como um grupo do corpo de bombeiros e se encaminhar para a máquina, já com os equipamentos que esteja definido como necessário para aquele tipo de sintoma.
Ao assumir a máquina o técnico irá registrar o momento do início do trabalho. Essa informação é fundamental para determinar qual o tempo envolvido em cada atividade de manutenção.
A equipe de manutenção realiza as atividades e ao final do trabalho além do momento é importante registar a “causa” da parada. A máquina é liberada para o operador reiniciar a produção e esse momento do reinicio também é registrado.
Em outro momento o técnico de manutenção deve registar as atividades realizadas e o que provocou a parada com mais detalhes. Essas informações servirão para a avaliação das condições da máquina pela gestão da produção.
O Kite MES possui um módulo de gestão de manutenção que faz toda a gestão de parada de máquina e atuação da equipe de manutenção em tempo real. O coletor de dados Kite MES permite o registro do momento de cada atividade, o sintoma e a causa da parada, além das informações de cada operador e técnico que atuaram durante a manutenção. |