MES nas Nuvens

SaaS ou Software como Serviço (Software as a Service, em inglês) é uma solução que está cada vez mais sendo utilizada por vários tipos de software, inclusive ERPs.

Grandes empresas, como a IBM e a Google, estão investindo muito para prover solução de infra-estrutura que permita que os softwares sejam executados nas nuvens (em computadores ligados na internet) e uma consequência disso é a possibilidade de se comercializar software como serviço, ou seja, não existe instalação nem a necessidade de computadores servidores e a cobrança é feita, normalmente, mensalmente e é possível cancelar o serviço a qualquer momento. Interessante, não? Mas seria possível ter uma solução MES nas nuvens como serviço?

A resposta é não e sim. Não é possível, pelo menos no Brasil, ter uma solução de gestão da produção nas nuvens porque o software de produção, para ter a eficiência que se espera, tem que trabalhar em tempo real. A confiabilidade da informação, que é fundamental em uma solução MES, seria comprometida. E como todos nós sabemos a infra-estrutura de internet no Brasil é muito precária. Aliás qual infra-estrutura não é precária no Brasil?

Mas sim, é possível ter uma solução MES como serviço. O Kite MES é uma solução MES comercializada como serviço. O equipamento servidor ainda é necessário na empresa para garantir que o Kite MES irá ser executado em tempo real com a produção.

A solução Kite MES possui coletores de produção que fazem a interface com o chão de fábrica em tempo real coletando todas as informações necessárias para a gestão e o software, que é totalmente web, é executado em servidor local (pelo menos por enquanto, até que se façam investimentos em infra-estrutura para que a internet seja confiável).

Além disso, a solução Kite MES é oferecida como serviço por ponto de coleta. Pode-se “alugar” a solução para qualquer número de pontos de coleta (inclusive um) e pelo prazo que se achar conveniente (inclusive um mês). O usuário da solução Kite MES tem a liberdade de escolher quantos pontos serão monitorados e por quanto tempo deseja fazer isso.

Conclusão, MES nas nuvens é possível, mas ainda não é viável. Porém pode ser comercializada como serviço, é o caso do Kite MES.