Gestão de Pessoas

Em outros artigos falamos sobre gestão de pessoas e da dificuldade desta atividade na produção industrial. Por envolver muitas variáveis, inclusive psicológicas, a gestão de pessoas é o grande desafio no aumento consistente da produtividade. Mas como saber quem é quem no chão de fábrica? E ao detectar uma deficiência profissional o que fazer?

Como separar o “joio do trigo”?

O joio (ou cizânia), é uma planta de talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta e normalmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e é uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como “falso trigo”. O pior é que o joio é uma planta venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto. Vem daí a famosa expressão “é preciso separar o joio do trigo”, um ditado popular.

A intenção fundamental na gestão da produção é produzir mais para atender a demanda e manter a equipe atuante e comprometida, afinada com a gestão. Porém (existe sempre um  porém) o chão de fábrica não é o país das maravilhas e sem informação correta corre-se o risco de tomar decisões equivocadas.

Na imagem abaixo temos um relatório real do desempenho de uma equipe avaliada durante um mês, alguns dados devem ser desconsiderados mas é possível notar uma discrepância muito grande entre os operadores realizando a mesma atividade.

Gestão de Pessoas : Relatório de Desempenho de Operadores

Alguns operadores tem desempenho acima do esperado (acima de 100%) enquanto outros estão muito abaixo. Esse “ranking” sinaliza que a equipe de montagem está desequilibrada e provavelmente alguns operadores estão trabalhando por outros. Isso com o tempo pode, e provavelmente vai, causar um atrito muito grande na linha de produção.