Indústria Melhor

Amigos seguidores do blog, no ano de 2012 nós fizemos um especial de posts sobre a indústria automotiva brasileira e nos comprometemos a fazer o desfecho com um artigo sobre as principais metodologias e tecnologias existentes, não apenas para as indústrias automotivas e de autopeças, mas também para outras indústrias de quaisquer segmentos.

Vamos fazer a introdução do post abordando alguns dos principais desafios vividos hoje pela indústria brasileira:

  • Reduzir os custos da operação;
  • Aumentar a eficiência da produção;
  • Assegurar a qualidade do produto final;
  • Manter-se competitiva, principalmente em relação à concorrência internacional;
  • Ter responsabilidade ambiental.

No último artigo do blog, um desabafo a respeito do descaso de entidades que compõe o macroambiente da indústria, nós concluímos que não podemos depender de fatores e incentivos externos, que cabe a nós mesmos – empresários, empreendedores, gestores, operadores – evoluir. A mudança deve vir de dentro pra fora das organizações.

Seguindo essa linha de raciocínio, abordamos abaixo as principais metodologias que conhecemos nos dias de hoje e que contribuem para a evolução das indústrias:

Lean Manufacturing

O lean manufacturing, ou manufatura enxuta, é uma metodologia que tem como filosofia a redução de desperdícios na produção, seja em matéria prima, mão de obra, tempo, dinheiro, entre outras que impactam diretamente na lucratividade e produtividade da indústria. Falamos amplamente sobre lean manufacturing neste artigo.

Kanban

Kanban é uma metodologia voltada aos processos de controle de chão de fábrica que tem como principal conceito a produção puxada, ou seja, a produção trabalhar para atender uma demanda gerada, e não para “empurrar” o produto no mercado. Uma de suas principais características são os painéis visuais que facilitam a integração, o controle e o entendimento do processo.

Kaizen

O kaizen tem como principal objetivo a melhoria contínua de todos os processos envolvidos – e não apenas os diretamente relacionados à produção – para garantir mais qualidade no produto final, maior satisfação dos clientes, melhor ambiente de trabalho, entre outros, de modo a envolver toda a cadeia de trabalho no combate aos problemas e desafios da indústria.

Six Sigma

O six sigma, ou seis sigma, tem como princípio a qualidade, não apenas relacionada ao produto da indústria, mas também ao retorno financeiro do processo, portanto tem uma visão mais organizacional, e não apenas operacional. Muito voltada para a melhoria continua do processo, essa metodologia é orientada pela obtenção de resultados previamente planejados, como metas e objetivos.

O que essas metodologias têm em comum, além de todas contribuírem para a evolução da indústria? Três das quatro tecnologias citadas nasceram na indústria automotiva. Existe realmente muito conteúdo acerta dessas metodologias, e os seguidores do nosso blog podem apreciar nossas abordagens rotineiras sobre elas.

Tecnologia

As metodologias, sempre voltadas para a otimização dos processos, tem como principal aliada a tecnologia, que permite que as metodologias tenham maior aderência e grande parte dos processos automatizados.

Tecnologia sem metodologia não funciona, e metodologia sem tecnologia é difícil de ser aplicada.

Uma tecnologia que contribui com praticamente todas as metodologias acima citadas é o sistema de gestão da produção (MES). Essa tecnologia consiste em obter indicadores de desempenho da produção para gerir os processos e as falhas em tempo real, isso permite automatizar a gestão à vista com displays no chão de fábrica (kanban), tomar uma medida corretiva no momento em que a falha ocorre (melhoria contínua – kaizen), obter uma linha de produção mais organizada e reduzir os desperdícios (lean manufacturing) e ainda alimentar o sistema de gestão da companhia com informações estratégicas do chão de fábrica para saber se a produção está caminhando em direção as metas definidas pela gestão (six sigma).

Quer ver essas tecnologias e metodologias funcionando na prática, em uma indústria real, em tempo real? Inscreva-se no nosso evento online de apresentação e surpreenda-se com as possibilidades que existem para colocar sua indústria nos trilhos certos e contribuir para o crescimento consistente da empresa.