A base de dados em qualquer sistema ou software é o acumulo de informação de alguma área por algum tempo, mas alguém já viu uma base dados? Normalmente não se sabe nem onde fica. E como os dados são inseridos nessa base? A base de dados com as informações sobre a produção são, como o nome diz, a base para que se possa gerar informação, o que significa dados errados informação errada. E a gente sabe o que acontece quando a base de um prédio ou uma de uma casa não foi bem feita, em algum momento a casa cai, bom mais aí já é tarde demais…
Uma das coisas mais importantes em qualquer sistema de gestão é a base de dados, o que significa informação, e muitas vezes isso é negligenciado. Até se faz de alguma forma o backup mas não estamos falando de perder os dados mas sim da informação que esses dados representam e que irão representar no futuro.
O primeiro problema para que se tenha uma base de dados que permita fornecer informação correta está na coleta de dados e no caso da produção industrial alguns complicadores pioram a situação.
Algumas coisas que mais dificultam a coleta de dados na produção são:
- Muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, ou seja, tem muito dado importante sendo gerado o tempo todo.
- Quem trabalha na produção tem que produzir produto e não dados, porém gera dados o tempo todo.
- Normalmente as informações, principalmente as relativas a problemas precisam ser informadas na hora, não da para esperar, depois talvez não dê para fazer mais nada.
- As informações de histórico, que apontam tendências, tem que ser corretas, precisas, porque senão, em pouco tempo, ninguém acredita mais nessas informações.
- As pessoas que estão na produção precisam ser realimentadas com informação e decisões o mais rápido possível.
Tudo isso faz com que técnicas para a coleta de dados que se aplicam em outras áreas não possam ser utilizadas na produção.
E com é que se faz então? Eu só conheço uma forma. Coleta automática, ou pelo menos o mais automática que for possível, sem interferência de pessoas. Mas quanto mais automática mais caro e aí vem a necessidade de analisar: Afinal quais as informações que nós precisamos da produção? Aonde a gente quer chegar? Quais são nossos problemas de produção hoje?
Dá para iniciar anotando em papel, usando planilhas como já dissemos no nosso post “Planilha de controle da produção – amiga ou inimiga das indústrias?” mas em algum momento será necessário instalar equipamentos de coleta de dados automática na produção. Isso parece ser inevitável…