pricedownNormalmente quando pensamos em aumentar a produtividade vem a mente a ideia de que vamos produzir mais, mas pode ser produzir o mesmo, contanto que o custo reduza mais ainda e que seja possível reduzir o preço final, sem afetar o volume de vendas.

Parece difícil, não é mesmo?

E realmente é. Porém como já falei em outros artigos a respeito de lean, não existe outra saída, o consumidor é quem manda e estamos entrando em uma crise que vai durar um bom tempo. Não tem jeito, reduzir o preço é a forma de se manter no mercado.

Mas e para reduzir o preço sem ir a falência?

Reduzindo custo.

Já mostrei em outro artigo a fórmula da produtividade, mas vale a pena relembrar:

P = PAs / (C + T)

Onde:
P é produtividade,
PAs são produtos acabados
C é capital (financeiro) e
T é trabalho.

O foco é manter a quantidade produtos acabados (queremos manter as vendas) e reduzir o preço final. Para reduzir o preço será necessário reduzir o capital investido (C) e (infelizmente) o Trabalho (T). Reduzir os custos de forma saudável, ou seja, com o mínimo risco para a sobrevivência do negócio terá que ser feito com o aumento da produtividade, ou seja:

P⇑ = PAs⇔ / (C⇓ + T⇓)

Note que qualquer outra forma irá reduzir a quantidade de produtos acabados e por consequência a participação no mercado, abrindo oportunidade para que uma empresa mais enxuta (lean) faça essa transição com mais eficiência e portanto possa reduzir o preço final e aumentar o mercado de atuação, tirando espaço da sua empresa.

Mas esse é melhor momento para se falar em aumento de produtividade?

Não, mas é como se diz “se não tem tu, vai tu mesmo”. É focar em fazer o mesmo (produtos acabados) com menos ou …

A forma mais segura de se fazer isso é tendo informação de onde reduzir e o que esses “cortes” estão causando na produção, ou seja, como está a qualidade dos produtos. Porque não adianta reduzir preço e reduzir a qualidade dos produtos, as vendas vão cair do mesmo jeito.

A produção terá que funcionar como um relógio suíço, e a gestão deverá estar no controle o tempo todo, analisando e tomando decisões em tempo real. Para isso terá que ter informações de qualidade em tempo real.

A gestão estará capitaneando uma embarcação em uma travessia muito difícil, é bom tem vários instrumentos e informações confiáveis, sempre haverá um iceberg a frente e será necessário desviar.

Todos a bordo, já vamos zarpar…