Planilha Excel na Produção

É bastante comum o uso de Planilha Excel na Gestão da Produção e já abordamos esse assunto em um outro artigo (Planilha de controle da produção – amiga ou inimiga das indústrias?). A Planilha Excel faz parte do pacote Microsoft Office o que traz no nome o fato de ser uma ferramenta de escritório (office), ou seja, é uma excelente ferramenta mas não foi criada para ser utilizada na gestão da produção. Isso quer dizer que não pode ser usada? Claro que pode mas em que condições?…

A Planilha Excel tem duas grandes características que fazem com que seja utilizada no controle da produção:

  1. Baixo custo
  2. Grande Flexibilidade

Podemos comparar o Excel a uma bicicleta que também tem baixo custo e grande flexibilidade mas todo mundo sabe que para fazer uma viagem de, digamos, de 100 km, não é muito adequado utilizar uma bicicleta, outra coisa é que a bicicleta leva 1 pessoa, é arriscado, pode chover, é muito demorado.

Então é fácil concluir que no caso de uma viagem, mesmo que curta, o carro é muito mais adequado, é muito mais caro e não é tão flexível (tem que estacionar por exemplo), o mesmo vale para a gestão da produção; dá para fazer com Excel? Dá, mas é como viajar de bicicleta, de vez em quando pode até ser divertido mas no dia a dia é inviável.

As empresas brasileiras ainda tem dificuldade em avaliar o ROI (Return of Investiment ou Retorno do Investimento) de um sistema MES mas nossa experiência que um MES “se paga” entre 6 e 12 meses porque promove, inclusive, mudanças de cultura na produção.

Semana que vem vamos analisar um pouco mais o porque do uso de MES para produção, até lá.