Espera um pouco, como assim?
OEE é um índice que ainda está sendo difundido, muitas empresas nem utilizam esse índice e já surgiu outro?
- Você sabe como é, a necessidade de informação faz com que seja necessário cada vez mais indicadores que permitam avaliar outros cenários.
Muito bonito, mas isso não atrapalha mais que ajuda?
- Muitas vezes é verdade, porém, se o novo índice faz sentido e pode ser utilizado, o seu valor irá se provar ao longo do tempo e será adotado ou, será esquecido como tantos outros.
Ok, tudo bem. Então qual a diferença entre AU e OEE? Aliás o que é AU?
AU é a sigla para Asset Utilization ou em tradução livre significa Utilização de Ativos.
Vamos começar do começo. Quando falamos em eficiência, desempenho ou produtividade não estamos restritos ao chão de fábrica, é claro. Todos os setores da empresa precisam estar afinados para que esses fatores possam ser aumentados de forma consistente.
Já falei em outros artigos da importância do uso do índice OEE para a tomada de decisão no chão de fábrica, principalmente em tempo real. E sempre ressaltei que a utilização do OEE está intimamente ligada a coleta de dados da produção e ao tratamento adequado desses dados (tudo em tempo real, é claro).
Mas o foco principal do OEE é a gestão da produção, não responde a questões como, por exemplo, investimentos realizados ou qual o retorno desses investimentos. O foco do índice AU é justamente se um Ativo (uma máquina) está sendo bem utilizada ou não, e para saber isso boa parte das informações serão retiradas dos mesmos dados coletados para o cálculo do OEE, e aí é que começa a confusão.
AU é definido como: Disponibilidade Total x Desempenho x Qualidade e
OEE é definido com: Disponibilidade Planejada x Desempenho x Qualidade.
Já falamos antes mas não custa lembrar:
Desempenho = Tempo Real de Produção / Tempo Padrão, ou seja, é a divisão entre o tempo real em que a máquina produz um determinado item dividido pelo tempo ideal (tempo de ciclo) definido para que essa máquina produzisse.
Qualidade = Peças Boas / Total de Peças, essa é mais fácil. Quantas peças foram sem defeito foram fabricadas se comparado ao total de peças.
Esses dois cálculos valem para os dois índices a diferença está no primeiro valor no cálculo de cada índice.
Disponibilidade Planejada (OEE) = Tempo em Operação / Tempo Planejado. Nesse caso o valor se refere ao tempo que planejamos utilizar a máquina e o tempo que realmente ela estava disponível para uso. Por exemplo, queremos fabricar das 8:00 as 18:00 horas, com intervalo de uma hora de almoço, das 12:00 as 13:00. Porém das 14:00 as 14:43 a máquina ficou parada para uma manutenção corretiva. Nesse caso a parada para manutenção é considerada e retirada do tempo de operação, mas a parada de almoço não entra no templo planejado porque a gente já sabia que iria parar nesse intervalo. Resumindo: quanto tempo utilizamos a máquina do tempo que planejamos usar.
Disponibilidade Total (AU) = Tempo em Operação / Tempo Total. A diferença parece pouca mas não é. Aqui consideramos as 24 horas do dia e não somente o turno de trabalho. Considerando 24 horas, quanto está sendo utilizado da máquina? Afinal mesmo que não esteja em uso a máquina está disponível para ser utilizada. É uma visão completamente diferente da utilização da máquina.
Sendo assim, fica fácil concluir que o OEE deve ser usado para avaliar como a produção está respondendo as demandas atuais e como o planejamento da produção deve ser realizado com base nessa realidade. AU, por outro lado, apresenta como os ativos estão sendo utilizados e permitem o planejamento futuro e qual o valor de produção poderia ser alcançada com a mesma planta.
Em algumas áreas (petróleo, produtos químicos, etc.), o tempo planejado é igual ao tempo total (a planta não para) e, nesse caso, Disponibilidade Planejada =Disponibilidade Total, e OEE e AU são iguais, mas para todos os outros setores o planejado é (quase) sempre menor que as 24 horas do dia.
De qualquer forma fica claro que o obtenção correta dos dados da produção são fundamentais para o cálculo de OEE ou de AU, sem isso a informação estará deteriorada e o que pior? Informação nenhuma ou uma informação errada?
[…] compreendido) índice OEE e de um menos conhecido, o índice AU (se você ainda não leu clique aqui). Esses índice são, reconhecidamente, muito importantes para a tomada de decisão; porém se não […]
[…] há dúvida que o OEE é o melhor índice, mas ele não mostra tudo, como vimos no artigo “Qual a diferença entre AU e OEE?“, além do OEE existem outros índices com outros focos para atender essas diferenças de […]
Não concordo, pois há mais de 20 anos trabalho com o OEE, e ele considera 100% de disponibilidade no dia da máquina. Acho que o comentário acima cabe ser substituir o OEE pelo REE (Eficiência de máquina em operação).