alemoee

Parabéns, sua empresa decidiu utilizar o índice OEE como métrica para permitir a visualização de capacidades “escondidas” no chão de fábrica. A aplicação do OEE na sua produção irá ajudá-lo a avaliar seus níveis atuais de desempenho, e ainda encontrar e eliminar os principais problemas que estão impedindo a maior produtividade.

Agora tudo o que resta fazer é implementar o OEE dentro da fábrica, mas o que isso significa e como se faz isso?

Fazer a implantação de OEE não é tarefa fácil.

Em primeiro lugar é preciso ter foco, dedicação da equipe de gestão, o uso de tecnologia adequada e a adoção de melhores práticas para liberar o potencial da produção. Atingir altos índices de OEE não tem que ser demorado e doloroso.

Quais são os fatores críticos para aumentar a produtividade e porque eles são importantes?

Muitas empresas tem melhorado de forma rápida o desempenho da produção utilizando 5 passos. Vamos a eles.

1. Inicie um Programa de Melhoria Contínua.

A melhor forma de garantir que a gestão da produção e o OEE terão a importância e dedicação que merecem é criar um programa de melhoria continua em torno dele. Apresente o programa para a diretoria, detalhe os benefícios e garanta que você terá recursos antes de dar o próximo passo. Pode ser que já exista um programa de melhoria da produtividade, nesse caso você pode aproveitá-lo para reduzir o investimento inicial. Com o suporte da direção será mais fácil direcionar as ações e determinar atribuições a pessoas focando na melhoria do OEE.

Dica. Antes de iniciar o processo de implantação é defina metas e prazos realistas para o aumento do OEE.

2. Automatize a Coleta de Dados.

Existem dados do chão de fábrica que devem ser coletados de forma correta para calcular o OEE de forma confiável. Quando esses dados são coletados manualmente, além da demora, é possível que o resultado seja impreciso e pouco confiável. Quando operadores tem que anotar inicio e fim de parada e informações de desempenho normalmente essas informações tem pouca confiabilidade. Coleta de dados de forma manual dificultam a análise de detalhes de motivos e sintomas, o que dificulta a definição de ações para melhoria. As micro paradas (paradas de tempo muito curto, por exemplo alguns segundos) são impossíveis de serem coletadas manualmente e isso vai influenciar no cálculo do OEE. Usando ferramentas de software projetadas para a coleta automática da produtividade em tempo real permitirá o cálculo da melhoria do OEE de forma precisa e deixará os operadores com foco no que devem fazer, ou seja, produzir e não coletar dados. Porém nem todos os fatores que a afetam a produtividade estão relacionados a máquinas, então a ferramenta de software deve permitir coletar e analisar o impacto em questões como o treinamento dos operadores, o conjunto de produtos, fornecedores e atendimento da manutenção. A captura automática destes dados ajuda a identificar tendências ocultas e gargalos que fazem o desempenho estar abaixo do padrão.

Dica. Combine a coleta automática de dados com a opinião e o feedback dos operadores a respeito do OEE, tornando as ações mais acessíveis e úteis. Ferramenta de software de gerenciamento de desempenho em tempo real fornece aos operadores uma forma de coleta não intrusiva.

3. Use o OEE em tempo real.

Apesar da análise de histórico do OEE dar grande visibilidades sobre as causas do baixo desempenho isso ainda é apenas histórico e não permite que os operadores no chão de fábrica corrijam problemas em tempo real para atender as metas de produção. Visualizar o OEE em tempo real mostra aos operadores as informações para diminuir o impacto de diferentes tipos de baixo desempenho a medida que ocorrem.

Uma pequena queda do OEE já representa uma grande redução na geração de produtos acabados. Por exemplo, uma queda de 4% no OEE (de 40% para 36%) resulta em menos 10% de unidades produzidas. Pode-se prevenir essa grande perda apresentando as mudanças no OEE na primeira sinalização de problemas. OEE em tempo real também permite o gerenciamento das metas de produção utilizando índices de OEE a serem atingidos. Os gerentes podem recompensar os operadores que atingirem certos níveis de desempenho, isso os incentivará a focar no próprios índices de desempenho e a encontrar novas maneiras de aumentá-los.

Os operadores são peça chave em qualquer iniciativa de melhoria contínua. Oferecendo a eles as ferramentas corretas em tempo real para executar o trabalho de forma mais eficiente permitirá que eles sejam bem sucedidos e como consequência o aumento da produtividade.

Dica. Telas grandes são a forma ideal para permitir que todos tenham acesso as informações de OEE e as metas em tempo real. Coloque as telas na produção, por exemplo, onde os operadores passem com mais frequência ou na sala do café para permitir o máximo de visibilidade.

4. Implemente Relatórios Web-based

Ter todos os dados necessários para o cálculo do OEE é de pouca valia se as pessoas não tem acesso a eles quando precisam. Compartilhar o OEE através de relatórios Web-based (utilizando browser para o acesso) permitirá que as pessoas certas possam analisar as informações corretas no momento exato. Suporte para diferentes visões do OEE permitem que diferentes grupos possam ver os detalhes do OEE e que sejam mais importante para cada grupo.

Engenheiros de manutenção podem se interessar por saber quantas vezes determinadas partes de uma máquina quebraram. Supervisores irão preferir analisar como a quantidade total de paradas afeta a produtividade. O financeiro pode solicitar relatórios que mostrem o custo do baixo desempenho. Relatórios Web parametrizáveis que combinam dados do chão de fábrica com outros relativos ao processo permitem essas vários formas de análise do OEE.

Tecnologias Web permitem analisar relatórios em diferentes lugares sem ser necessário exportar os arquivos e depois manipulá-los manualmente para gerar gráficos que possam ser compreendidos pelas pessoas. Relatórios Web permitem também analisar dados mais gerais de OEE e aprofundar em informações mais detalhadas quando for o caso. Relatório disponibilizados pela ferramenta de software permitirão que os usuários tenham acesso rápido a informações que interessam.

Dica. Relatórios agendados podem ser gerados automaticamente e publicados e enviados por email para gerentes e supervisores antes das reuniões semanais. Essa é uma forma de compartilhar informação quando não se tem computadores e projetores na sala de reunião para apresentar relatórios diretamente da ferramenta de software.

5. Utilize uma Metodologia de Melhoria já existente

OEE é uma métrica eficiente para ser usada com algum processo de melhoria como TPM, Lean Manufacturing e Seis Sigma. Ele oferece uma forma eficiente de medir e validar o sucesso da melhoria quando se está utilizando uma dessas metodologias. Por exemplo, considere os efeitos de utilizar OEE com a metodologia DMAIC do Seis Sigma. DMAIC é um acrônimo para uma estratégia de qualidade em 5 fases:

  1. Defina o processo ou problema a ser atacado.
  2. Meça o desempenho.
  3. Analise os resultados para um causa de baixo desempenho e oportunidade de melhoria.
  4. Improve. Melhore o processo utilizando soluções criativas e
  5. Controle a solução para ter certeza da melhoria do processo.

OEE é uma métrica fácil que permite que o Seis Sigma Black Belt determine, de forma rápida e precisa, onde estão os gargalos e as restrições, medindo o impacto na produção e avaliando quais ações corretivas irão melhorar o desempenho. Várias iterações de ciclos DMAIC permitirão gerenciar consistentemente o aumento das metas de OEE até atingir os níveis de Classe Mundial.

Apesar das condições de mercado e demanda por produtos, os operadores sempre precisarão de gestão de desempenho. Quando o processo produtivo estiver na máxima eficiência será possível aumentar a produção com as máquinas e pessoal existente no período de “vacas gordas” e controlar os custos no período de “vacas magras”.

Dica. O Princípio de Pareto diz que 80% dos seus problemas ou perdas vem de 20% de causas conhecidas. Gráficos de Pareto identificam quais são as principais causas de problema, transformando-o na chave para melhorar a produtividade independente da metodologia que você está utilizando.

Esse artigo foi baseado no artigo original: “Beyond OEE: 5 steps to success” e você pode acessar o esse artigo clicando aqui.