Dos tópicos que compõem a chamada Indústria 4.0 ou Indústria Inteligente, alguns já estão em uso a mais de 20 anos, é o caso das ferramentas de CAD (Computer Aided Design) em 3D. Outras são realmente novas, como a modelagem de protótipos utilizando as, cada dia mais famosas, impressoras 3D.
Mas nenhum deles é tão importante quanto a possibilidade de se obter informação do chão de fábrica utilizando a internet. Durante muitos anos a automação industrial mudou a forma como se produz, utilizando sensores, atuadores e os PLCs (Computadores Lógicos Programáveis em inglês) que são os responsáveis pela “inteligência” da automação. Em paralelo foram introduzidos computadores na gestão, que foram em seguida ligados em rede e finalmente ligados a internet. Essas duas áreas conviviam (e ainda convivem) isoladas. Os ERPs dominaram o “mundo” da gestão, com soluções nas nuvens hoje, e a automação ficou baseada na solidez dos equipamentos indústrias. Dois mundos, duas culturas, muitos atritos.
Uma grande mudança na Indústria 4.0 é a possibilidade de se construir uma ponte entre esses dois mundos. E é exatamente isso que o Kite MES faz, colocar o chão de fábrica em contato com a gestão, na prática.
Vamos ver como é possível ter uma Indústria 4.0 na prática.
Não vou utilizar seu tempo falando dos detalhes do Kite MES, se você quiser mais informações temos arquivos que você pode fazer download.
Para fazer o donwload do material que detalha a solução Kite MES clique aqui.
Para assistir a vídeos a respeito do Kite MES clique aqui.
Você pode fazer também o download de relatórios reais de Projeto Piloto, clique aqui
Normalmente eu chamo o Kite MES de “Solução Kite MES”, e não é retórica. O Kite MES é composto de duas partes bem distintas:
- Um coletor de dados desenvolvido para ser capaz de retirar toda a informação que seja necessária e esteja disponível na produção. O coletor possui rede sem fio (para permitir a instalação sem a necessidade de passar fios por toda a produção), embalagem de metal robusta, entradas de sinal isoladas e interface homem-máquina simples e intuitiva. Isso permite ter dados reais em tempo real.
- Um software web que permite o acesso as informações através da internet, robusto e ágil. O software é executado em um servidor e qualquer equipamento conectado na rede corporativa permite acesso aos gráficos em tempo real. Qualquer equipamento mesmo, incluindo tablets e smartphones.
Sem essas duas bases tecnológicas seria impossível atingir os objetivos que desejávamos. Temos hoje clientes com 4 e outros com mais de 400 coletores. Tudo funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupção.
Ah! Então você quer dizer que instalar o Kite MES na minha indústria faz com que se torne uma Indústria 4.0?
Não, mas é um excelente começo.
Estou fazendo algumas apresentação online do Kite MES, se você não recebeu o convite e está interessado mande uma mensagem na nossa página de contato, clique aqui.
O Estadão fez um vídeo falando sobre a indústria 4.0, é bem interessante.