produtividade

A produtividade pode ser explicada por uma fórmula simples:

P = PAs / (C + T)

Onde:
P é produtividade,
PAs são produtos acabados
C é capital (financeiro) e
T é trabalho.

Isso implica que para aumentar a produtividade devemos aumentar o número de produtos acabados ou diminuir o capital e/ou trabalho. Ou ainda fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Mas e quando a produtividade é baixa? Qual é a causa da baixa produtividade?

Nenhuma.

Como assim? Nenhuma?

Exatamente nenhuma, a baixa produtividade não tem causa, o normal é ter baixa produtividade. O conceito de produtividade é humano, a natureza “oferece” a possibilidade da vida (digamos assim) e ,desde que o homem morava nas cavernas, o que a natureza oferecia, na maioria dos casos, não permitiria nem a sobrevivência da espécie humana.

O diferencial sapiens é que fez com que o homem buscasse tirar mais do que a natureza oferecia para ter alimento, abrigo, conforto e porque não dizer, um iPhone. Essa busca por aumento de produtividade fez com que pudéssemos chegar no nível de vida que temos hoje (apesar dos conhecidos problemas com falta de alimento, abrigo, conforto e porque não dizer iPhone que existe no mundo).

Sendo assim a baixa produtividade é uma situação natural, não existe causa, se nada for feito a tendencia é ser improdutivo, ou seja, investir capital e recursos humanos e produzir aquém do potencial investido.

Por outro lado a alta produtividade tem muitas causas. precisa de trabalho (e muito) para existir e se manter alta. Produzir mais com menos recursos implica em investir de forma muito criteriosa(seja capital ou recursos humanos) na fabricação de qualquer produto. Esses investimentos necessitam de lastro, ou seja, necessitam de análises conscientes dos riscos, das possibilidades de falha e, claro, das possibilidades de ganho de produção.

No início o processo era empírico, tentativa e erro. Porém com as ferramentas tecnológicas que temos a disposição hoje podemos implantar e avaliar mudanças de processo que permitam ganhos no curto e médio prazo.

A conclusão óbvia é que para termos alta produtividade (dizem que o caminho para o Brasil sair da crise é aumentar a produtividade)é preciso agir, não fazer nada é manter estável, a baixa produtividade.

Pense nisso!