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Muitas empresas pensam em iniciar um processo de monitoramento da produção, mas muitas vezes esbarram em uma questão importante:

Como envolver o pessoal da produção no processo de monitoramento?

Essa dúvida, normalmente, ocorre porque um sistema de monitoramento apresenta exatamente o que ocorre no chão de fábrica e em tempo real. O receio é que os operadores vejam o sistema de monitoramento como um “dedo duro” que irá prejudicar o seu trabalho, ou que a diretoria irá saber detalhes da seu desempenho e que isso pode ser ruim.

Isso pode acontecer? Claro, mas existem ações que podem acontecer para virar esse jogo. Vou apresentar algumas dessas ações.

Escrevi um e-Book “Gestão de Pessoas na Produção” (para fazer o download clique aqui) que trata desse assunto. Eu considero essa a parte mais importante e mais difícil do aumento da produtividade. Se o pessoal do chão de fábrica não “comprar” a ideia de monitoramento a chance de dar errado é muito grande.

Algumas pessoas argumetam que vários funcionários na produção são contrários ao monitoramento, principalmente automático, porque isso irá mostrar a, digamos, “enrolação” que existe na produção. Eu discordo dessa afirmação. É claro que existem funcionários que “enrolam”, não sou ingenuo, mas o número deste funcionários não passam de 10% do total. Não fosse assim e empresa não fabricaria nada, não atenderia nenhum prazo, teria um custo de produção altíssimo. Ou seja, se existe uma empresa assim, ela não existe mais, já quebrou.

Com base nisso quero colocar quero colocar algumas ações que podem ser tomadas:

  • Uso de displays/monitores na produção com informação em tempo real. O ser humano é por natureza competitivo. Temos vários clientes que colocam monitores na produção que mostram o OEE em tempo real. E utilizam cores para identificam quando está abaixo de um determinado valor. Por exemplo, vermelho para OEE baixo de 60%. Acima disso e abaixo de 85%, o valor é apresentado em amarelo. Acima o valor passa para verde. Cada linha pode avaliar em tempo real o desempenho. Esses displays criaram uma competição saudável entre os operadores.
  • Destaque para os melhores operadores. Esse é outro exemplo que clientes tem usado, inclusive apresentando no mesmo monitor a foto dos melhores operadores como forma de reconhecimento da empresa. Essa ação permite a identificação dos melhores em detrimento dos 10% que atrapalham o processo. Isso permite colocar foco nos melhores que não são, normalmente, identificados. Uma maioria silenciosa, que muitas vezes é influenciada negativamente.
  • Premiação dos mais competentes. Em alguns casos são selecionados os melhores operadores, por exemplo os cinco melhores, e eles recebem como premio um dia de folga no mês seguinte que ele pode escolher (não coincidindo um com outro, a menos que sejam setores diferentes). Esse tipo de premiação traz uma satisfação muito grande para a pessoa que recebe e tem um custo baixo para a empresa.

Existem várias outras ideias, mas o importante e permitir que os mais eficientes, mais produtivos, tenham destaque e sejam compensados por isso. O importante nesse caso é ter uma ferramente que permita coletar as informações de produtividade individual (mesmo que o trabalho seja realizado em grupo) e em tempo real para permitir que cada um possa se motivar a ser mais produtivo.