No post anterior, nós contamos um pouco da história da indústria automotiva no Brasil, com base em pesquisas e estudos, e também das nossas lembranças.
Dando sequência ao especial de posts sobre a indústria automotiva, a seguir falaremos sobre a indústria brasileira na atualidade com base em dados e fatos.
É sabido que a indústria automotiva gera milhões e milhões de empregos, não apenas no Brasil, e é uma mola propulsora da economia e do surgimento de novas tendências e tecnologias, servindo como benchmark para as indústrias de todos os outros segmentos.
Atualmente, o mundo produz mais de 70 milhões de veículos por ano, e esse número cresce com o aumento da população e sua necessidade por locomoção. Outro fator que contribui para o crescimento do mercado de automóveis é o aumento da eficiência das indústrias – estamos falando de redução de custos de produção, a revolução dos materiais, técnicas de fabricação inovadoras e tecnologias de gestão – razão de existir do Kite MES.
Já a indústria automotiva brasileira produz cerca de 3 milhões de veículos por ano, e esse número se mantém em crescimento significativo: de 2002 à 2011 o mercado automotivo cresceu 145% e a previsão é que o consumo atinja 6 milhões de veículos/ano para os próximos anos. Dado o crescimento, a indústria prepara-se para investimentos em novas fábricas e aumento da capacidade de produção, o que impulsiona novos processos, produtos, tecnologia e inovação.
Além de toda a cadeia da indústria automotiva, composta principalmente pelas concessionárias, montadoras e fornecedores de autopeças, o crescimento do mercado demanda desafios e investimentos, com metas agressivas a serem cumpridas e uma busca acelerada por eficiência e competitividade. Eis que surgem os fornecedores de tecnologia, como a Kite, para suprir essas necessidades.
Alguns fatos interessantes sobre a indústria automotiva brasileira:
- Produz 3 milhões de carros por ano – quase 5% da produção mundial;
- Possui 26 montadoras instaladas, entre as maiores do mundo, como Volkswagem, Toyota, GM, Fiat, Ford, Peugeot, Renault, entre outras;
- Possui forte demanda por caminhões e utilitários, graças à força do transporte rodoviário do país;
- É uma das pioneiras na produção de máquinas agrícolas automotores, dada à importância do agro negócio no país.
Alguns dados importantes da indústria automotiva brasileira:
- Fábricas: 53 espalhadas em 9 estados;
- Autopeças: 500 fornecedores;
- Concessionárias: 4.809 lojas;
- Empregos: 1,5 milhões;
- Participação no PIB industrial: 21%;
- Participação no PIB total: 5%;
- Relações setoriais: 200 mil empresas;
No próximo post do especial sobre a indústria automotiva, abordaremos a dinâmica do mercado, bem como as empresas que o compõe. Fique atento ao nosso blog e compartilhe o seu conhecimento conosco.
Dados coletados do Anuário da Indústria Automobilística Brasileira edição 2012, da AFAVEA