No artigo “Gestão da Produção: Planejamento X Execução. De quem é a culpa?” (para ler clique aqui) falei sobre a área de conflito entre o PCP e o pessoal da produção.
A intenção de voltar a esse tema é que o desencontro entre planejamento e produção é um grande problema e é muito responsável pela baixa produtividade.
É claro que a culpa não é do planejamento e nem da produção, mas sim da falta de sintonia. É muito difícil para cada grupo fazer o trabalho de forma adequada porque não possuem informações qualificadas.
É isso que um sistema MES deve fazer, servir de ponte entre as duas áreas.
Um sistema MES tem como função principal permitir que a produção possa ser controlada em tempo real e oferecer informações que permitam analisar tendências para a gestão, mas…
Mas também pode e deve ser utilizada pela equipe de planejamento ou PCP como fonte de informações reais e 100 % confiáveis. Qualquer planejamento que leve em conta dados irreais da produção está fadado a estar errado e isso, é claro, vai gerar distorções que, normalmente, terminam em conflito entre as duas áreas e isso não contribui com o aumento da produtividade, pelo contrário.
Essa “ponte entre dois mundos” que uma solução MES deve oferecer é fundamental para o alinhamento das equipes.
É claro que será necessário a gestão dos conflitos, mas utilizando dados da capacidade real da produção essa tarefa fica muito mais fácil.
E, se for caso, envolver os departamentos de vendas e compras para ajustar as ações em função desta capacidade real de produção, de outra forma cada um vai puxar para um lado.
Quando os “ponteiros não estão alinhados” as equipes perdem o “norte”, ou seja, “ficam desnorteadas”, pense nisso.