numbers

Como tá sua pressão hoje? Já mediu a temperatura?

Já escrevi vários artigos sobre OEE. Mas você sabe que OEE não é o único índice para medir a “saúde” da produção. Um dos índices de Lean Manufacturing é o Lead Time ou Dock to Dock (além de tudo ele tem dois nomes, pra facilitar, claro! Aliás as vezes aparece só DTD, sacou?).

Lead Time é simples de entender e difícil de calcular, ou melhor, calcular é fácil o difícil é ter os dados corretos para o cálculo.

A definição clássica de Lead Time em Engenharia de Produção é a seguinte: “O tempo decorrido entre a chegada de um pedido efetuado por um cliente até este pedido seja entregue”.

Opa, alto lá! Aí não…

Isso quer dizer que se eu trabalhar feito um louco, fizer 3 turnos e abarrotar o estoque e aí, quando o cliente fizer o pedido e o produto for entregue imediatamente o Lead Time estará próximo de zero e tudo será perfeito?

Claro que não.

Lembrando.

  • Produção puxada. Sem pedido, sem produção, e
  • Tendência de estoque é zero

Essas são premissas de Lean, então não faz sentido pensar Lead Time dessa forma.

Então como ficamos?

Lead Time (ou DTD, ou …, deixa pra lá) é o tempo para se fabricar um produto, do início ao fim, passando por todos os processos necessários. É claro que se pensamos em estoque zero o pedido do cliente inicia a fabricação e ao ser entregue (ou disponibilizado para entrega) temos o Lead Time, mas quem trabalha com estoque zero?

Então ficamos assim, as ações de gestão da produção tem o objetivo de reduzir esse tempo (Lead Time) de fabricação sem aumentar o custo, claro.

Mas e para calcular esse tempo para cada produto?

O cálculo é a soma de tempos para se produzir o primeiro produto acabado passando por todo o processo de produção. É mais fácil pensar em início e fim da OP.

Como eu calculo o Lead Time então?

Se a sua empresa tem poucos produtos é fácil, é só anotar o início e o fim de cada OP de produto acabado, não as OPs de produto intermediário e escolher um período, por exemplos os últimos 3 meses, e fazer a média. Você terá o Lead Time de cada produto.

Mas e se minha empresa fabrica vários produtos, com várias OPs de produto semi acabado, usando Kanban, como eu faço?

Bem aí só tem um jeito, implantar uma solução de gestão da produção com coleta automática (olha eu puxando a brasa pra minha sardinha, mas fazer o que?) que tenha os tempos de cada operação do início ao fim da OP do produto acabado e possa fazer a média desses valores por produto e por período.

O Lead Time irá mostrar se as ações de melhoria estão surtindo efeito e quanto de melhoria se está obtendo.