Planilha Excel na Gestão da Produção

No artigo da semana passada comparamos o uso de Planilha Excel para o controle da produção a realizar uma viagem, mesmo que curta, utilizando bicicleta. O baixo custo e a facilidade é que levam empresas a tomar essa atitude porém existe um fator muito importante que praticamente inviabiliza o uso de planilha para a gestão da produção  e esse fator é ter a informação em tempo real.

Assim como o custo do carro é muito mais caro que o da bicicleta, um sistema de gestão da produção, como o MES por exemplo, é muito mais caro que uma Planilha Excel. Porém da mesma forma, se é necessário realizar uma viagem ou se quer ter informações em tempo para a tomada de decisão e histórico para planejamento a solução é usar a ferramenta adequada para isso, ou seja, um MES.

Poderíamos dizer que a Planilha Excel é melhor que nada. Isso pode ser verdade em alguns casos mas pode ser o contrário em outros. Imagine que as informações oferecidas pelas planilhas estão desatualizadas (e quase sempre estão) e toma-se alguma decisão importante baseado nesses dados. “O molho pode ficar mais caro que o peixe”. A decisão de realmente utilizar uma Planilha Excel para gerenciar a  produção é muito perigosa e aí o que acontece é que os dados são coletados, as planilhas preenchidas, lindos gráficos gerados mas nenhuma decisão importante é tomada porque não há confiança na informação. Isso significa que de fato não se está utilizando Planilha Excel para controle da Produção porque não se está controlando ou atuando na produção.

Em uma viagem de carro o tempo é um fator importante na decisão de como será a viagem, o mesmo ocorre para a gestão da produção. Informação em tempo real é fundamental para  de fato tomar ações de melhoria.