A busca por qualidade de vida e a saturação de mão de obra nos grandes centros urbanos têm levado as pessoas a procurarem por cidades do interior, contribuindo para o desenvolvimento de novos polos e mercados.
Algumas regiões interioranas tiveram um aumento muito significativo da população, isso contribui para o desenvolvimento das cidades. Mas, para ser considerada desenvolvida, ou até mesmo um polo tecnológico, nem sempre é necessário ter um número tão expressivo de habitantes. É o caso da nossa pequena Santa Rita do Sapucaí, uma cidade com menos de 40.000 habitantes, localizada no Sul de Minas, considerada uma referência em eletroeletrônica e informática no país.
Você deve se perguntar “o que uma cidadezinha tão pequena, conhecida pela maioria apenas pelo seu carnaval, tem de tecnológica?”. Uma série de fatores contribui para o desenvolvimento da cidade, como instituições de ensino que capacitam e formam profissionais especializados, quatro incubadoras de tecnologia que incentivam a abertura de novas empresas. Além de qualificação da mão de obra local, tem sido cada vez mais comum a vinda de jovens de outras localidades do país que buscam obter capacitação especializada, em áreas como tecnologia e eletrônica.
Esses jovens, muitas vezes, acabam se instalando na cidade e abrindo seus próprios negócios. O ambiente é bem propício ao empreendedorismo, pois além das incubadoras, a própria prefeitura oferece incentivo em várias frentes que viabilizam a abertura de novos negócios na cidade. São mais de 150 empresas que empregam em torno de 12.000 pessoas. Entre essas empresas, estamos nós da Kite que, inclusive, temos uma história muito comum com a da cidade.
Em meados de 2004, nós fazíamos um misto de tecnologia com eletrônica: além de desenvolver projetos em software sob encomenda para grandes empresas, nós desenvolvíamos equipamentos eletrônicos para chão de fábrica. A experiência de mais de 25 anos atuando nessas frentes nos permitiu identificar necessidades nos clientes, em sua maioria indústrias de grande porte, mesclar nossas tecnologias e conhecimentos e desenvolver uma solução ideal. Foi aí que nasceu o Kite MES.
O produto é, de forma resumida, um sistema de coletores instalados no chão de fábrica que alimentam um software gestor que, além de gerenciar informações em tempo real sobre a produção, integra e compõe o sistema de gestão da empresa (ERP). Todo esse sistema faz uso do que há melhor em tecnologia disponível: internet, tablets, displays na produção, entre outros. Além de contribuir para o desenvolvimento da cidade, o Kite MES é a resposta para a questão mais procurada pelas indústrias: como aumentar a eficiência. Apesar de desenvolvido na pequena Santa Rita de Sapucaí, o Kite MES está implantado em grandes indústrias de diferentes localidades do país.
Voltando aos fatos da cidade, a expectativa é uma potencialização do que já existe, a fim de atrair mais jovens empreendedores e empresas de médio porte, e possivelmente explorar um espaço disponível para desenvolver uma nova área industrial. Esperamos muito que isso realmente ocorra!
Recentemente o site UOL publicou uma matéria sobre Santa Rita que pode ser vista aqui.
Para quem não pode vir a Santa Rita do Sapucaí para conhecer o Kite MES presencialmente, a tecnologia nos possibilita apresentá-lo a partir de uma fábrica real, de forma online. Para isso, basta cadastrar-se a seguir: