Uma forma muito adotada na gestão da produção é apresentar informações sobre produtividade, qualidade, manutenção executada e uma série de outros índices em quadros posicionados ao longo da linha, porém…
Porém essas informações são coletadas de forma manual e atualizadas, no melhor dos casos, algumas vezes ao dia. No início da implantação da gestão a vista alguns operadores, nem todos, analisam os resultados e se empenham em melhorar. Com o passar do tempo esses quadros são mantidos para que sejam atendidas as necessidades de conformidade principalmente com a ISO 9000 mas o efeito prático é muito pequeno, na maioria das vezes é nulo.
Um outro fato é que essas informações ao longo do tempo passam a ser mascaradas, por exemplo, se a meta é produzir N produtos por hora, registra-se N e no final do turno é feito o ajuste para o valor real, ou seja, é como se a produção fosse perfeita até o final do turno e somente na última hora houvesse uma produtividade muito baixa. Já viu isso acontecer alguma vez?
Mas porque isso acontece? Existem praticamente duas questões que levam os operadores a ignorar esses quadros:
- Os dados são coletados manualmente e são normalmente imprecisos e/ou mascarados
- A apresentação dos dados não é em tempo real, mostram uma fotografia do passado e não tem muita utilidade, são mais usados depois como histórico mas pela gerência
Uma opção que ataca esses dois problemas e que pode ser muito eficiente é a “Gestão a Vista Online” , que tem a mesma intenção inicial da Gestão a Vista tradicional mas onde os dados são coletados em tempo real e o processamento e apresentação também são em tempo real. Essas informações são apresentadas em displays (monitores ou TVs ligadas a netbooks por exemplo) ao longo da produção nos mesmos moldes que os painéis em aeroportos.Os operadores acompanham o desempenho diretamente nesses displays.
Além disso o display pode informar, por exemplo, se algum problema ocorreu em algum ponto da produção, como uma parada de máquina que requer manutenção, isso facilita que o líder ou o supervisor de produção possam atuar junto aos operadores.
Outra utilização muito eficaz destes display é instalá-los na manutenção. Displays dedicados a essa finalidade podem mostrar que máquinas estão paradas e porque, e quem da equipe está atendendo ao chamado.
Todos esses recursos permitem que os operadores e os especialistas da cadeia de ajuda mantenham o foco na produtividade aumentando consideravelmente o faturamento e diminuindo o desperdício.
Gestão a Vista
Nesse vídeo como realizar a gestão a vista em tempo real e como a cadeia de ajuda pode ser acionada também em tempo real.
[…] Automático: A contagem da produção e do refugo, a identificação de parada e outras informações são coletadas automaticamente por um coletor dados conectados a sensores na máquina ou linha, o por informações do CLP da máquina. É o caso do coletor que compõe o sistema Kite MES, o AcquaDat. Como os dados são coletadas em tempo real, os índices de OEE também podem ser apresentados aos operadores em tempo real, permitindo o que se chama de gestão a vista online. […]
[…] assunto que eu já havia publicado também em outro artigo sobre Gestão a Vista (para ler clique aqui). Minha surpresa foi ver o equipamento para a coleta de dados e as informações no display. Me […]
Esta web es realmente un paseo a través de toda la información que deseaba sobre este este tema tan aditivo y no sabía a quién preguntar .